Compras online e a semana do consumidor
Assim como a Black Friday, a Semana do Consumidor, inaugurada com o Dia do Consumidor (15/03), registra grande crescimento nas vendas varejistas. Diante, o Escritório Silveira e Kersul Advogados Associados apresenta 05 (cinco) dicas para a aquisição de produtos via internet:
- Pesquise a reputação da loja no site reclameaqui.com.br .Reclamações fazem parte da vida da empresa, ninguém é imune, foque em visualizar o índice de resolução da empresa! Bem como, estranhe caso não haja reclamações e fuja da empresa caso as reclamações fiquem sem resposta na plataforma.
- Outra pesquisa muito válida é a via Twitter, a rede social é bastante conhecida pela base de usuários vigilante. Para tanto, vá em pesquisas e condicione sua busca nos tweets mais recentes.
- Se sua compra for através de Marketplaces, pesquise a reputação do vendedor dentro da plataforma, observe a quantidade de vendas, avaliações e feedbacks. Prefira plataformas que ofertem serviço para mediar pagamentos e envios. Realizei a compra integralmente dentro da plataforma, pois, desta forma, o Marketplace se torna responsável em caso de eventual fraude.
- Preze por utilizar serviços de mediação de pagamento (PayPal e PagSeguro são boas opções) e/ou cartões virtuais – se possível crie cartões específicos para a compra. Evite cadastrar seus dados de pagamento diretamente no e-commerce.
- Por fim, tenha consigo o seguinte princípio “na dúvida, não compre”. Se algo parecer suspeito ou estranho, é sempre preferível não adquirir o produto.